WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

10 passos para a sua independência financeira

A independência financeira não se conquista da noite para o dia. E o primeiro passo para se alcançar essa meta tão importante, é estabelecer um controle financeiro.

Esse controle deve ser constante e rigoroso. Também deve ser feito com planejamento e foco. Afinal, para alcançar a independência financeira você precisa ter uma renda suficiente para manter seu padrão e qualidade de vida por um tempo indeterminado.

Estabeleça um controle financeiro

Anote em uma planilha, caderno ou App no celular todas as entradas e saídas de dinheiro do seu orçamento. Identifique em que seu salário é gasto e analise as possibilidades de corte.

Defina uma meta de renda fixa

Tome como base o seu padrão de vida atual, realizando o cálculo do montante necessário para cobrir os custos da casa pelos anos seguintes. Considere ainda todos os custos que tendem a aumentar com o passar dos anos, como os relacionados à saúde.

Corte gastos desnecessários

Consuma de forma mais consciente, guardando e poupando valores que seriam gastos em itens pouco necessários, que extrapolariam os gastos com cartões de crédito e com juros bancários.

Crie um teto de despesas

Estipule uma quantia máxima mensal para cada categoria de gasto. Assim, você terá mais dinheiro disponível para investir na sua independência financeira.

Construa uma reserva de emergência

Tenha uma reserva financeira de emergência para arcar com todos os tipos de despesas caso algum imprevisto aconteça.

Comece a investir

Não importa o valor. O importante é começar. E, quanto mais cedo você começar a investir, mais rápido alcançará sua liberdade financeira.

Estude sobre finanças e investimentos

Quanto mais você se familiariza com esses assuntos, maior será a sua disposição e empolgação com a sua evolução nessa área.

Estabeleça metas menores para estimular seu progresso

Estipulando etapas, fica mais fácil trilhar o caminho de longo prazo.

Aumente sua renda

Busque maneiras de melhorar de posição e avançar na sua carreira ou comece uma atividade de renda extra no seu tempo livre.

Não deixe de viver o presente

Separe uma parte da sua renda mensal para gastos livres. Assim, sua jornada para a independência financeira não será sinônimo de sacrifício.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *