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Como deixar de procrastinar?

Você é daqueles que sempre deixa alguma tarefa para depois ou faz parte do grupo que não deixa para amanhã o que pode fazer hoje?

Se o seu perfil é de quem vive protelando o que precisa fazer, sempre deixa obrigações simples para a última hora, você é um procrastinador.

A procrastinação ocorre quando atrasamos uma tarefa sem necessidade, seja para dar início ou para finalizar o que está em andamento.

Embora ninguém goste de adiar pendências a serem resolvidas, às vezes, isso é inevitável, como se dependesse de uma força externa.

E, por mais que você tente se organizar e cumprir todos os compromissos, tarefas e obrigações, sempre fica uma coisa ou outra para trás.

O que muita gente não percebe é que a procrastinação pode trazer diversas consequências, como acúmulo de trabalho, por exemplo. Também pode comprometer sua produtividade e o tempo livre para descanso ou se diversão.

Outra consequência é a angústia e a ansiedade. Dependendo da quantidade de tarefas atrasadas, a procrastinação pode comprometer sua saúde mental.

Qualquer que seja o motivo da procrastinação, a melhor maneira para executar suas tarefas até o fim é dividir o desafio em partes. Assim, vá fazendo um pouco a cada dia.

Afinal, a sensação de prazer gerada pelos resultados parciais da execução da tarefa ajuda a manter a motivação em alta.

Confira 4 mudanças para incluir na sua rotina e se livrar da procrastinação. Essas dicas vão te ensinar a usar melhor seu tempo e aumentar seu rendimento. 

Organize seu tempo

Crie uma agenda ou faça uma lista com todas as suas tarefas do dia e da semana. À medida que for concluindo cada uma delas, já reduzindo sua lista.

Exercite sua inteligência emocional

Mesmo que gerem algum incômodo ou te façam sair da sua zona de conforto, todas as suas obrigações devem ser cumpridas e não podem ser repassadas a outra pessoa. Identifique as tarefas da sua rotina e lembre-se sempre de lidar com as emoções que elas despertam.

Observe sua rotina

Tente identificar em quais áreas da vida você procrastina. Tendo consciência das questões mais sensíveis, fica mais fácil focar nas tarefas mais difíceis e reverter a situação.

Evite o perfeccionismo

Não se cobre tanto e não sofra quando algo não sair como esperava. Busque sempre maneiras alternativas de realizar suas tarefas e não seja perfeccionista. Afinal, o perfeccionista vive com medo de que suas limitações (imperfeições) te impeçam de zerar a lista de pendências e, esse comportamento, só leva à procrastinação.  

Mesmo sabendo a importância de cada tarefa, você deixa de executá-las ou faz tudo correndo quando não tem mais como deixar para depois. E a explicação para esse comportamento não é preguiça, como muita gente pensa.

Na verdade, isso acontece porque temos a tendência a priorizar as recompensas imediatas.

O lado racional entende que é preciso pensar no futuro e programar nossas tarefas. Porém, nosso cérebro favorece as emoções mais imediatas, ou seja, os prazeres de curto prazo. Dessa forma, ao procrastinar determina tarefa, experimentamos um conforto temporário enquanto lidamos com muitas demandas.

Como já percebemos, a preguiça não é o único motivo para procrastinação. A prática de adiar atividades tem motivos fisiológicos e psicológicos. Se você percebeu que esse comportamento está te causando prejuízos, procure ajuda profissional.

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