O contato com a natureza traz diversos benefícios para as pessoas, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos.
Passar um tempo em espaços verdes ou incluir o contato com terra, plantas, flores e árvores é uma excelente forma de relaxamento.
Mas, essa conexão com natureza, não beneficia apenas a mente. As vantagens desse contato para a saúde do corpo e o bem-estar físico são enormes.
Tanto que, segundo um estudo publicado na revista Nature, em 2019, apenas duas horas por semana de contato com a natureza já são suficientes para promover um significativo aumento na sensação de bem-estar, melhorar o humor e aliviar sintomas de problemas como depressão, ansiedade e estresse.
Por isso, a preservação da natureza deve ser um tema constante. E, hoje, dia 05 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveitamos para ressaltar a importância da ligação entre a saúde humana e a saúde do planeta.
Conheça alguns benefícios que o contato com a natureza pode te proporcionar.
- Melhora da saúde do coração
- Melhora de dores e fadigas crônicas
- Redução do estresse e de doenças emocionais
- Redução de inflamações
- Aceleração dos processos de cura
- Melhora da memória e da concentração
- Fortalecimento da imunidade
Viu quantos benefícios? Então, a partir de agora, tire um tempo do seu dia para caminhar e respirar ar puro, mesmo que seja no quintal de casa ou pelas ruas do seu bairro. Também vale acrescentar plantas na sua decoração, para que o contato seja constante, mesmo que pequeno.
Como ajudar na preservação do meio ambiente?
Quando o assunto é como preservar o meio ambiente, todo esforço é bem-vindo. Descubra aqui alguns hábitos simples que podem ajudar a salvar o planeta.
Reciclagem e redução do lixo:
- Evite comprar produtos com muitas embalagens
- Separe o lixo úmido do seco
- Reutilize embalagens e outros materiais recicláveis, usando embalagens para novas funções
- Prefira sacolas reutilizáveis para fazer compras
Economia de água:
- Tome banhos curtos
- Conserte descargas que desreguladas e evite desperdiçar água
- Não deixe a torneira aberta na hora de lavar louça e só ligue na hora de enxaguar
- Reutilize água da lava-roupas para lavar o quintal ou limpar banheiros
- Inspecione e conserte vazamentos. A manutenção preventiva pode ajudar a reduzir desperdícios
Economia de energia:
- Evite o uso de eletrodomésticos que consomem muita energia nos horários de pico (entre 18h e 21h)
- Prefira veículos movidos a álcool ou a biocombustíveis. Também vale usar transporte público e praticar a carona solidária.
- Não sobrecarregue as tomadas, conectando vários aparelhos ao mesmo tempo. O aquecimento dos fios aumenta o consumo de energia.
- Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou, se puder, use lâmpadas de LED, que gastam 75% menos energia e têm maior tempo de duração.
Descarte consciente:
- Não jogue as pilhas, lâmpadas e baterias no lixo comum. Assim, elas contaminam o solo e comprometem a qualidade dos lençóis freáticos.
- Não descarte o óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. Guarde o óleo usado em garrafas de vidro ou garrafas pet e descarte em postos de coleta.
- Procure pontos de coleta para descartar corretamente equipamentos eletrônicos que não usa mais.
- Medicamentos também precisam ser descartados corretamente. Busque informações na farmácia onde você compra seus medicamentos e descubra se existe um posto de coleta para recebimento de medicamentos vencidos.