WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

Ser multitarefas significa ser mais produtivo?

Em um mundo cada vez mais conectado, executar duas ou mais atividades ao mesmo tempo se tornou parte da rotina de muitas pessoas.

Quem nunca se pegou checando os e-mails no smartphone enquanto vê um filme na TV, dirige ou faz uma refeição?

Segundo pesquisa do Instituto Ibope Conecta, divulgada em 2018, 95% dos brasileiros navegam na web enquanto veem TV. E esse hábito, de cada vez mais desempenhar diferentes atividades enquanto acessa a internet, só reforça essa lógica de multitarefas.

Apesar do perfil multitarefas ser valorizado e, algumas vezes, até superestimado, já ficou provado que a prática não traz benefícios. Na verdade, estudos comprovam que o termo multitarefas é um mito.

Se você é multitarefas, já parou para pensar se esse hábito atrapalha ou ajuda na organização da sua rotina de trabalho? Já sentiu os efeitos negativos desse comportamento?

Apesar do mito multitarefas ainda existir, é o profissional monotarefa – aquele que se dedica a apenas uma tarefa por vez, quem consegue executar a maior parte das suas atividades com maior efetividade.

Além de ajudar na execução de obrigações com mais sucesso, este modo de trabalho ainda pode melhorar sua produtividade e evitar retrabalho.

Muitas vezes, tentamos ser “polvo” e agarramos várias atividades ao mesmo tempo. Porém, nem sempre é possível dar conta de tudo com o mesmo nível de qualidade.

Isso acontece porque a maioria das pessoas não consegue dedicar plena atenção a mais de uma tarefa simultaneamente. E, antes que alguém já se sinta em desvantagem por isso, a ciência explica: nosso cérebro tem um limite e apenas uma pequena parcela da população (cerca de 2,5%) é capaz de dedicar plena atenção a mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Desejo e necessidade

O ritmo sempre acelerado da rotina torna necessário o comportamento multitarefas. Para algumas pessoas, é impossível fazer uma coisa por vez e a saída mais fácil é acreditar na “necessidade” de ser multitarefas.

Esse comportamento também pode ser motivado pelo desejo de ter mais tempo livre. E, para realizar esse desejo, a pessoa passa a acreditar que é possível dividir sua atenção em mais de uma atividade e terminar a lista de afazeres muito mais rápido. Dessa forma, idealiza que, agindo assim, terá mais tempo livre e momentos de prazer.

Mas, na prática, quem tenta fazer tudo ao mesmo não consegue segurar vários pratos e alguns acabam caindo. Além de não conseguir executar todas as tarefas com a mesma dedicação e qualidade, o multitarefas também sofre com os efeitos de uma jornada de sobrecarga constante.

Gostou desse artigo? Se você acredita que esse assunto pode ser útil para um amigo, familiar ou colega de trabalho que é multitarefas, compartilhe esse texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *