WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

Você é um consumidor consciente? Conheça 4 hábitos de um.

Você sabe o que é consumo consciente? Antes de falarmos 4 hábitos dessa prática, vamos explicar um pouquinho sobre o que ela é.

Devemos entender que o consumo de toda e qualquer coisa traz consequências positivas e negativas, afetando não somente a compra, mas o meio ambiente, a economia e a sociedade também. Por isso, é tão importante refletirmos sobre os nossos hábitos de consumo.

Consumir com consciência não significa consumir menos, mas sim consumir com cuidado e prestando atenção em todos os impactos que aquele consumo trará ao meio ambiente e a sociedade.

Esse não é um conceito fora da curva e, algumas das vezes, você já até pratica, mas não percebe. Sabe aquela roupa que você queria muito comprar, mas não comprou porque você já tem várias outras roupas estilosas? Ou até mesmo aquela compra que você ia fazer no supermercado, mas lembrou que na sua casa ainda um pouco daquele produto? Essas são algumas atitudes de um consumidor consciente!

As práticas de um consumo consciente podem ser aplicadas durante todo o processo da consumação, desde a compra até o descarte. Sendo assim, hoje trouxemos 4 hábitos de um consumidor consciente, que podem ser facilmente aplicadas no seu dia a dia:

1) Evite desperdiçar alimentos: 8% de gases de efeito estufa vêm da perda ou desperdício de alimentos, uma porcentagem pequena, mas que faz uma baita diferença na natureza.

Por isso, planeje o cardápio da semana e faça compras com uma lista na mão, para evitar a compra desnecessária de produtos que você não vai usar. Além disso, organize-os em sua dispensa por ordem de data de vencimento, colocando na frente aqueles que possuem a data mais próxima.

2) Antes de comprar algo, veja se você realmente precisa daquilo: ao invés de comprar um novo, você pode consertá-lo ou até comprar um de segunda mão, assim você evita as emissões relacionadas à produção.

3) Utilize a luz natural a seu favor: 28% dos gases de efeito estufa anuais tem origem na produção e utilização de energia elétrica. Esse cenário pode ser revertido usando a iluminação natural, adotando as lâmpadas led fluorescentes e apagando todas as luzes ao sair de casa.

4) Escolha meios de transportes de menos impacto: automóveis movidos a combustível fóssil, como a gasolina, emitem 25% de CO2 a mais na atmosfera. Se o destino não for tão distante, opte por ir caminhando, caso a distância seja mediana, aposte nas bicicletas ou patinetes.

Você busca ter hábitos de consumo consciente? Vale destacar que essas atitudes sustentáveis fazem bem não só ao meio ambiente, mas a você e ao seu bolso também!

Gostou do conteúdo? Lembrou de alguém? Envie para essa pessoa e marque a página como favorito para ler depois.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *