WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

O que será que vem por aí? Veja 10 grandes tendências que marcarão 2022!

O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial devido ao Covid-19 e, com isso, passamos por uma série de reinvenções para nos adaptar ao nosso novo modelo de vida. Durante o ano, empresas precisaram fechar as portas, as pessoas não podiam sair de casa e os trabalhadores precisaram inventar uma nova forma para exercerem as suas funções.

Já o ano de 2021 foi marcado por um novo encontro, trilhamos novos caminhos e encontramos um meio termo entre a nossa vida antes e durante a pandemia, porque por mais que as coisas já estejam bem melhores, ainda não chegamos ao fim dela.

Progredimos muito até aqui, tanto quanto pessoas, quanto como profissionais.  O avanço do trabalho híbrido e remoto e as nossas operações bancárias totalmente online são uma prova disso!

Agora, 2022 chegou e ele ainda é um livro com páginas brancas. Mas fica a curiosidade sobre o que devemos esperar dele. Então, separamos algumas tendências que definirão esse ano incrível que acabou de começar:

1 – O mundo se concentrará em saúde mental: será um tempo destinado a cuidar de todos os traumas que a pandemia deixou.  A vida pode estar voltando ao normal, porém muitas pessoas ainda lutam contra a depressão, a ansiedade e a tristeza profunda, pois não foram tempos fáceis. Uma pesquisa publicada pelo jornal médico The Lancet demonstrou que houve um aumento de 28% dos casos de depressão no mundo inteiro durante a pandemia.

A expectativa é que as plataformas digitais façam uma diferença imediata nessa frente. Aplicativos serão lançados, assim como ferramentas que permitem consultas e cadastros de sintomas, para que a população seja atendida em tempo real e possam ser monitoradas por médicos, totalmente digital.

2 – Teremos trânsitos mais tranquilos: o trabalho remoto ou híbrido já é um fato e dados apontam que 93% dos trabalhadores de todo o mundo deseja liberdade para decidir onde e quando irão trabalhar.

Com isso, os escritórios ficam com o movimento cada vez menor, colaboradores estão chegando mais tarde e saindo mais cedo e outros nem saem de casa. Assim, o afastamento dos horários de pico distribuirá o trânsito de maneira mais uniforme ao longo do dia, fazendo com que aquele engarrafamento e aquele fluxo de carros na volta do trabalho diminua.

3 – Colaboradores da linha de frente ganharão forças: para atrair novos funcionários para as temporadas de compras de final de ano, a Amazon ofereceu até $1000 por semana. Hoje, ela está oferecendo o triplo desse valor.

Depois de muitos anos sem aumento e péssimas condições de trabalho, os profissionais da linha de frente do mundo todo em áreas como varejo, lojas, hotelaria e atendimento ao cliente estão caminhando para o avanço dos benefícios trabalhistas e a valorização de suas profissões.

4 – As cidades começarão a usar criptomoedas: muitos se questionam se as criptomoedas realmente são eficientes e confiáveis. Em contrapartida, muitos governos estaduais dos Estados Unidos já começaram a experimentar o uso delas, passando a usá-las para financiar serviços municipais e até mesmo pagar colaboradores. Entre as suas vantagens, está o aumento da transparência, a automação da maioria dos processos, a redução da burocratização e a menor probabilidade de erros na administração.

 5 – Teremos estradas de plásticos: vamos afirmar que as rodovias e estradas do Brasil não são as melhores do mundo, inclusive dados apontam que 59% das estradas do país têm algum problema.

E é aí que você fica surpreso: um dos maiores causadores de poluição no meio ambiente pode ser usado para ajudar as estradas com a sua resistência. Já foi comprovado que estradas de plástico são mais fáceis de construir, mais capazes de lidar com chuvas fortes e podem armazenar cerca de 300 litros de água por m².

Já pensou em ter estradas com uma duração maior, mais facilidade de conserto e fáceis de reciclar?

6 – Os ricos serão independentes: durante a pandemia, vimos muitos trilionários afastando-se de seus países de origem e investindo em viagens internacionais. Os impostos e as questões de criptomoedas estão levando as pessoas a morarem no exterior ou aderirem cidadanias adicionais. Isso acontece porque ao estabelecer uma residência no exterior, eles protegem a sua riqueza de impostos.

Além disso, está surgindo uma nova classe de cripto-ricos que serão declaradamente antigovernamentais, e mudarão suas residências para países que são menos propensos a regulamentar as criptomoedas. Assim, eles protegem ainda mais os seus patrimônios e ficam livres de qualquer compromisso com o governo.

7 – Os atletas serão donos de suas carreiras: logo quando falamos em atletas, pensamos em pessoas que não possuem direito de escolha, apenas um contrato a cumprir. Mas a situação tem diferido! Nos últimos anos, vemos os melhores atletas ficando cada vez mais empoderados, tomando as suas decisões sobre onde, quando e em quais condições eles vão jogar. A tendência é que esse movimento só aumente no próximo ano.

Os jogadores da NFL agora são consultados pelos donos da equipe sobre as decisões do técnico, as escolhas dos executivos e até mesmo o recrutamento.

Uma tendência que virá com muita força, porque antigamente esses esforços seriam esmagados pelos executivos, mas hoje as mídias sociais mudaram muita coisa a favor dos jogadores, permitindo que eles consigam transmitir as suas mensagens sem distorção através das redes sociais.

8 – As conversas sobre salários serão transparentes: as promessas de diversidade das empresas e a competição para contratar trabalhadores talentosos farão com que os empregadores se abram sobre quem está ganhando o que. Salários são um mistério interno e, além de ser um objeto de especulação, também causam muita fofoca e ressentimento. Mas a tendência é que a transparência no trabalho ganhe impulso e comece a se popularizar, até porque isso já acontece no serviço público, mas o setor privado ainda tem dificuldades em oferecer a todos os funcionários o salário de seus colegas.

Ainda existe um medo de que isso traga conflitos, invejas ou até mesmo demissões dos funcionários que se sentirem de alguma forma desvalorizados. Já, por outro lado, as pessoas sentirão que estão recebendo o suficiente.

9 – A diversidade nas empresas será real: em 2022, a expectativa é que as empresas invistam e levem a sério os seus programas de diversidade, fazendo com que cada ação realizada seja julgada se está valorizando todo o grupo ou apenas casos isolados.

Dados apontam que 50% das mulheres multiculturais pensam em deixar seus empregos nos próximos anos, porque acreditam que a sua raça dificulte o avanço.

10 – Empresas que não se adaptarem a automatização serão deixadas para trás: a hiperautomação é a ideia de que tudo o que pode ser automatizado nas empresas, deve ser automatizado. Isso quer dizer que a aceleração dos negócios digitais exige algumas coisas dessas empresas, como a eficiência, agilidade e democratização, e as empresas que resistirem a esse avanço serão deixadas para trás.

Os especialistas descrevem a hiperautomação de muitas maneiras importantes, porque as tecnologias avançadas já existem, como a inteligência artificial. Então a hiperautomação irá aumentar o trabalho humano e combiná-lo com as tecnologias para garantir em um resultado mais eficaz. 

Em meio a tantas ótimas tendências, a nossa expectativa para 2022 é que ele seja um ano melhor e possamos continuar, cada dia com mais excelência, oferecendo os melhores seguros de vida, planos de saúde e odontológicos para você e sua família!

Curtiu o conteúdo? Acha que um amigo vai gostar de conferir? Então já envia para ele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *