WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

O inverno chegou! A sua proteção está em dia?

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas é comum que os indivíduos fiquem mais suscetíveis a gripes, resfriados e outras doenças. Isso porque, também é nessa época que as pessoas costumam preferir ambientes mais fechados para se abrigar e aquecer, cenário esse, que torna mais favorável a proliferação de vírus e bactérias e a transmissão de doenças.

A gripe é uma doença respiratória infecciosa viral, causada pelo vírus Influenza. É caracterizada por febre alta, dor muscular, dor de garganta, coriza (nariz escorrendo), dor de cabeça e tosse (que geralmente é seca). A febre dura aproximadamente 3 dias e a tosse pode persistir um pouco mais, geralmente 1 semana.

O resfriado é comumente confundido com a gripe, mas é causado por vírus diferentes, o mais comum é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Os sintomas se parecem com os da gripe, mas, na maioria das vezes, são mais brandos e duram menos tempo, em torno de 3 a 4 dias.

Os quadros de pneumonia também preocupam nessa época do ano, também pelo risco aumentado de complicações. Por isso, todo cuidado e proteção devem ser levados em consideração! As vacinas são seguras e eficazes, e principalmente, são a melhor forma de prevenir doenças e suas formas mais graves. Além disso, existem orientações de imunização para todas as fases da vida – não é só criança que vacina, adultos, viajantes, gestantes e idosos também precisam estar com a caderneta de vacinação em dia e as doses de reforços também.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina previne de 3,5 a 5 milhões de mortes, todos os anos, por doenças imunopreveníveis – aquelas que podem ser evitadas com a administração do imunizante.

Como a vacina age no organismo?

As vacinas estimulam o sistema imune a produzir anticorpos, garantindo assim, mais imunidade e proteção contra os ataques de vírus e bactérias ao organismo.

Vacina contra a gripe

A campanha para a vacinação contra a gripe é comum nessa época. E vale reforçar: todo ano é preciso atualizar a sua dose de proteção contra a doença!

O vírus que causa a gripe é chamado de Influenza e uma de suas características é a sua capacidade de mutação, ou seja, muda de tempos em tempos. Falando de forma mais técnica e correta, o vírus da influenza tem muitas cepas diferentes.

Desse modo, a cada vacinação é usada uma cepa diferente para garantir maior proteção. Já se vacinou?

Proteção em dia

Além da vacina contra a gripe, é preciso verificar se a proteção contra doenças como pneumonia, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, poliomielite, meningite, caxumba, febre amarela, hepatite B, também estão em dia. Procure a unidade de saúde mais próxima ou uma clínica especializada em vacinação, para uma avaliação detalhada do seu histórico vacinal. E não se esqueça de levar a sua caderneta de vacinação!

Além da vacinação, quais cuidados ajudam na proteção?

Além de estar com a imunização em dia, considerando o alto potencial de disseminação das doenças, algumas atitudes podem minimizar a contaminação. 

Essas atitudes são hábitos de higiene simples, mas muito eficazes, como higienizar  as mãos com maior frequência, lavando-as com água e sabão ou usando álcool a 70%, usar lenços descartáveis para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir o nariz e a boca com a parte interna do braço quando tossir ou espirrar (isso evita que as mãos se contaminem com os vírus). Também é importante manter o ambiente bem ventilado e evitar contato desnecessário com pessoas com quadro gripal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *