WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

Qual é a relação entre alimentação e saúde mental?

Não é novidade para ninguém que o consumo de alimentos saudáveis traz inúmeros benefícios para a saúde do ser humano. Essa é uma relação que já está bem estabelecida pela ciência há décadas, e a própria sociedade vem se atentando, cada vez mais, para tal realidade. No entanto, também existe uma ligação direta entre alimentação e saúde mental. Inclusive, estudos já apontam que a forma como nos alimentamos influencia diretamente no bem-estar da nossa mente. Você já tinha ouvido falar nisso?

A alimentação tem a função primordial de fornecer ao nosso cérebro todos os nutrientes e micronutrientes essenciais para o seu funcionamento. Assim como para o restante do nosso corpo. A falta ou excesso de algum desses componentes pode afetar o funcionamento do cérebro, levando o paciente a desenvolver transtornos mentais como depressão, ansiedade, estresse, insônia, entre outros problemas.

Em geral, uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, cognitivas e emocionais, aumentando os níveis de energia, melhorando nossa memória, além de ajudar a controlar as emoções. Os estudos na área da Psiquiatria Nutricional têm ganhado notoriedade nos últimos anos, justamente por terem se mostrado aliados no tratamento e, principalmente, na prevenção de transtornos mentais, bem como na manutenção da saúde mental de pacientes psiquiátricos. Isso pode se dar por meio de diversas propriedades, tais como:

– Efeitos anti-inflamatórios;

– Efeitos antioxidantes;

– Estímulo à síntese de serotonina, o “hormônio da felicidade”;

– Promoção da neuroproteção e neuroplasticidade cerebral;

– Modulação da microbiota intestinal (e do eixo microbiota-intestino-cérebro).

Quais alimentos ajudam na saúde mental?

Nunca é tarde para começar a prestar atenção à forma como os alimentos fazem você se sentir. Saiba que corpo, mente e alma devem estar sempre em harmonia. Se um deles está em descompasso, os outros se desequilibram. Desse modo, confira algumas dicas que podem ajudar você a encontrar o equilíbrio entre alimentação e saúde mental:

– Aumente o consumo de frutas e legumes;

– Reduza a ingestão de açúcar e estimulantes, como bebidas com cafeína e o tabagismo;

– Consuma peixes como salmão e sardinha;

– Mantenha se hidratado(a);

– E tenha atenção para o consumo suficiente de proteínas diárias, como: feijões, carnes, ovos. 

A alimentação saudável NÃO substitui a terapia

Para começar, temos de lembrar que uma coisa não exclui a outra. Alimentação e saúde se completam.

Por isso, é importante ressaltar que todo tratamento psicológico ou psiquiátrico deve ser feito com responsabilidade e paciência, do começo ao fim, seguindo todas as orientações médicas. Se, por acaso, você sentir que não está progredindo de alguma forma, converse com um especialista, talvez seja a hora de solicitar alguns exames para fazer um check-up da sua saúde. E mudar hábitos ruins para bons, nunca é demais. Adotar uma dieta alimentar mais saudável e equilibrada, certamente trará mais qualidade de vida.

Alimentos que prejudicam a saúde mental

Da mesma forma que alguns alimentos protegem a saúde da nossa mente, outros podem prejudicá-la. Por isso, o consumo exagerado desses produtos deve ser evitado, principalmente por indivíduos com transtornos mentais pré-existentes.

Os principais grupos de alimentos que prejudicam a saúde mental são:

– Ultraprocessados;

– Fast-foods;

– Carne vermelha e processada;

– Álcool;

– Cafeína.

Essas informações foram úteis para você? Gostou de aprender um pouco mais sobre a relação entre alimentação e saúde mental? Acompanhe o blog Invita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *