WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

Como se organizar para os gastos de fim de ano?

Não podemos negar que o fim de ano traz consigo muitos gastos, são muitos eventos, presentes, férias, recessos e não podemos esquecer do principal: as contas. 

Se você quer começar 2023 tranquilo e sem andar na corda bamba com as suas finanças, então, confira essas 5 dicas que preparamos para você não passar essa época do ano apertado. 

Dá para fazer muita coisa e ainda aproveitar a virada de ano no positivo, mas para isso, é preciso organização, assim como tudo em nossa vida. 

Agora, sem mais delongas, vamos ao que realmente interessa! 

  1. Planeje como utilizar os dinheiros extras que você vai receber:

É comum que os colaboradores que atuam em CLT recebam o 13° salário e, em alguns casos, a Participação de Lucro. Com esse dinheiro extra, é a hora de listar o que você deseja comprar, verificar o seu orçamento e as suas prioridades. Para os autônomos, é necessário identificar se existe alguma época de sazonalidade em seu negócio para cobrir esses gastos.

  1. Em primeiro lugar, vem as dívidas:

É muito comum que as pessoas utilizem esse dinheiro extra para quitar as dívidas e uma coisa é verdade: o novo ano te agradece por fazer isso. Se precisar escolher entre os débitos, escolha os que contam com juros mais altos ou são consumo essencial, como, por exemplo, a luz. Mas, se você não faz parte desse grupo, sem comprometer o orçamento, separe uma parte desse dinheiro para imprevistos de emergência. 

  1. Lembre-se das suas contas:

Antes de se jogar em festas, presentes e amigos-x, lembre-se que o ano começa com um acúmulo de impostos, materiais escolares, matrículas e parcelamentos feitos no ano anterior. Tenha certeza que separou o suficiente para os pagamentos obrigatórios, para não começar 2023 passando aperto. 

  1. Estabeleça os seus objetivos:

Quais são os seus objetivos? Comprar presentes para toda a família? Gastar mais em alguma festa? Investir em uma boa ceia de natal? Depois de fazer um levantamento de todos os seus objetivos para essa época, para viabilizar o plano, conferindo quanto de orçamento você tem disponível e selecionando o que é possível ou não fazer. 

  1. Saiba de onde virá o dinheiro:

Somente inclua nos orçamentos e “faça conta” com o dinheiro que você pode realmente contar. Não leve em considerações rendas incertas, como um freelancer, pequenos serviços, etc. É a partir da sua renda fixa, que você pode contabilizar quanto você tem e, após cumprir os seus objetivos, quanto irá sobrar. 

Agora que você já sabe como se organizar, é só aproveitar com responsabilidade financeira essa época tão especial do ano. 

E, não se preocupe, se nesse ano você não conseguir cumprir tudo, você pode se organizar para o ano que vem. É melhor respeitar o seu orçamento, do que começar um ano no negativo. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *