WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

6 dicas essenciais para você organizar as suas finanças

2023 ainda nem chegou, mas as suas finanças já são um motivo de preocupação? Então, tire 5 minutinhos do seu dia para ler esse conteúdo incrível que preparamos para você!

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do consumidor (PEIC) mostra que a cada 10 famílias, 3 estão endividadas, sendo a maior parte dessas dívidas provindas de bancos e casas financeiras.

Organizar as finanças nunca é uma tarefa fácil, no entanto, é uma tarefa extremamente importante, já que a falta de um planejamento financeiro desencadeia uma série de outros problemas, como o aumento das dívidas e gastos desnecessários.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas incríveis para te ajudar a organizar as suas finanças hoje mesmo:

  1. Crie seu orçamento: quanto você gasta com despesas essenciais, como água, luz, internet, aluguel, etc? Coloque na ponta do lápis todas essas despesas e some-as, o resultado é o seu custo de vida e o valor que sobrar é o que você tem disponível para criar uma reserva financeira ou fazer custos variáveis. É importante ficar atento, pois o seu custo de vida já compromete uma boa parte da sua renda, então não o ultrapasse.
  2. Elabore metas para economizar: a sua economia precisa ser um objetivo e não aquilo que sobra no mês, assim você monitora as suas despesas e passa a ter uma reserva financeira. Sendo assim, determine um valor mensal e ao receber o seu salário, reserve essa parte em uma conta diferente da usada habitualmente.
  3. Estabeleça um limite para cada despesa: definir metas para o seu gasto é uma excelente forma de economizar, por exemplo: 15% do seu salário será reservado para compras no mercado. Isso não quer dizer que você deve gastar esse valor todo mês, mas, sim, é o máximo que você pode gastar.
  4. Analise os seus gastos desnecessários: quando você analisa e entende para onde a sua renda está indo, fica mais fácil de organizá-la. Sempre que estiver prestes a comprar algo, reflita se aquilo é realmente necessário e se, caso você compre, ficará endividado ou apertado para pagar.
  5. Crie uma reserva para emergências: estamos submetidos a situações inesperadas, por isso, prepare-se para elas financeiramente, principalmente porque essas situações acarretam muitos gastos que talvez somente com o seu salário seja difícil de arcar.
  6. Baixe aplicativos para te ajudar nisso: existem diversos apps que podem te ajudar – e muito – nessa tarefa financeira, ficando mais fácil registrar tudo e todos os gastos que fazem parte da sua rotina.

Cuidar das suas finanças significa economizar e cuidar melhor da sua renda, evitando todos os transtornos e dores de cabeça que as dívidas excessivas podem trazer!

Gostou do conteúdo? Lembrou de alguém ao lê-lo? Não deixe de enviar para esta pessoa! Nos siga em nossas redes sociais, por lá sempre compartilhamos conteúdos bacanas como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *