WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe esta disponível para responder todas as suas dúvidas sobre os nossos benefícios.
Olá, como podemos te ajudar?
icon
Fale com nossos consultores.
Telefone: 0800 020 3123
Outros

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

O novembro azul traz consigo uma pauta importantíssima para a saúde masculina: a prevenção contra o câncer de próstata. Você sabia que anualmente surgem cerca de 61 mil novos casos da doença?

Além de ser a causa da morte de 28,7% da população, no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo aos dados mais recentes do Inca.

Com isso, surge a necessidade de compartilhar informações e conscientizar, em especial os homens, acerca dos cuidados que devem ser tomados para evitar os riscos que um câncer de próstata pode trazer.

O que é próstata?

A próstata é uma glândula presente somente no corpo masculino, localizada na frente do reto e abaixo da bexiga. A sua função não está ligada à ereção ou ao orgasmo, a sua responsabilidade é produzir parte do liquido seminal, que nutre e protege os espermatozoides.

Quem tem mais chances de desenvolver a doença?

É muito incomum que pessoas abaixo de 40 anos desenvolvam a doença, por isso, a idade é um fator de risco. Atualmente, a cada 10 homens diagnosticados, 9 tem mais de 55 anos, portanto, após os 45 anos de idade, o cuidado deve ser redobrado.

Homens em que possui parentes diretos, como pai, avô ou irmão, que teve câncer de próstata antes dos 60 anos também fazem parte do grupo de risco.

Por fim, estudos recentes mostraram que homens que possuem o peso corporal mais elevado, com sobrepeso ou obesidade, tem mais chances de desenvolverem a doença.

Quais são os sintomas?

É importante destacar que em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas ou sinais quando começa se desenvolver. Em cerca de 95% dos casos, quando o câncer é descoberto, ele já está em estado avançado, dificultando a cura.

Por isso é tão importante ser acompanhado por um urologista e realizar o exame anualmente. Mas, em geral, os seus sintomas são:

– Dores ósseas;

– Dificuldade de urinar;

– Presença de sangue na urina ou sêmen;

– Vontade de urinar com frequência.

Como é feito o diagnóstico?

Para descobrir se realmente existe a presença da doença ou não, são realizados dois exames iniciais:

– Toque retal: realizado por um médico ou médica urologista, que identifica o tamanho, forma e textura, este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

– Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, quando apresenta níveis altos, pode indicar a presença de um câncer.

Como prevenir?

Mesmo com a ausência de sintomas, homens acima de 45 anos, com fatores de risco, e acima dos 50 anos, sem fatores de risco, devem ir ao urologista e realizar o exame anualmente.

Além disso, é importante que estes tenham um estilo de vida saudável, se alimentando corretamente, praticando exercícios físicos e evitando consumo de bebidas alcoólicas e tabaco.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Por isso, não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda médica, ou se cuidar. O câncer de próstata é real e mata. Não deixe esse risco fazer parte da sua vida, estamos todos juntos contra o câncer de próstata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *